terça-feira, 9 de junho de 2009

O teatro como espaço de formação

As luzes se acendem, as cortinas se abrem, começa mais um espetáculo. A partir desse momento o ator dá lugar ao personagem, empresta seu corpo e sua voz para transmitir uma mensagem... Inicia-se assim mais uma apresentação de teatro dando continuidade a uma belíssima história que começou há mais de dois mil anos na Grécia Antiga no séc. VI a.C... O teatro grego como imitação da realidade colocava em cena o ser humano e sua relação com os deuses, relação essa muitas vezes conflituosa. Assim o teatro vai se desenvolvendo como espaço de relação social, fazendo rir, chorar e levando a refletir.

Fernando Peixoto, no seu livro intitulado O que é o teatro, nos mostra que o mesmo chega ao Brasil junto com os colonizadores. É trazido pelos jesuítas como meio de anunciar o evangelho à nova nação, tinha um caráter pedagógico e catequético e estava relacionado diretamente com a Bíblia.

Somente no séc. XIX se desenvolve uma identidade nacional do teatro. A partir de 1939 nasce o Teatro Acadêmico, absorvido, no ano seguinte, pelo teatro universitário e contando com o apoio logístico da recém-fundada União Nacional dos Estudantes, UNE. Esse movimento artístico atraiu muitos jovens entusiastas e melhor preparados intelectualmente, neles motivando o gosto pela arte e ajudando a despertar vocações, alguns chegando ao teatro profissional. Podemos assim perceber como o teatro veio se desenvolvendo e acompanhando o curso da história até chegar a nós hoje.

O teatro no meio acadêmico vem configurar melhor o espaço, quer ser lugar de crescimento humano e intelectual, propiciando a construção de valores e análise da realidade, lugar do jogo, do desenvolvimento do ator social, onde o estudante aprende a trabalhar suas habilidades artísticas e a conhecer-se melhor.

No grupo de teatro são desenvolvidas dinâmicas que ajudam no conhecimento pessoal através da percepção de sentimentos e do contato com o próprio corpo. Isso ajuda a perceber o outro e a respeitar seu espaço. Quero destacar principalmente nesse processo a construção da relação de grupo, do espírito de partilha, e trabalho em equipe. Tudo é feito em equipe e o sucesso do mesmo depende de cada um. O grupo de teatro é o espaço onde cada um pode se sentir à vontade para expressar seus sentimentos e soltar as tensões do dia-a-dia. Através da criação de personagens podemos expressar nossas opiniões e sermos quem realmente somos.

O Grupo de Teatro do ISTA, sendo um espaço onde a grande maioria são religiosos e religiosas, quer propiciar para seus membros através de jogos, exercícios de corpo/movimento e dinâmicas um melhor desenvolvimento psicossocial que reflita também em sua atuação pastoral junto aos grupos e movimentos. Acredito ser este espaço indispensável na formação dos estudantes para desenvolver suas potencialidades e principalmente ajudar no crescimento pessoal de cada estudante. O tempo que passamos na faculdade é um tempo de amadurecimento e construção de conhecimento e o teatro como meio de educação vem apenas somar neste período de aprendizagem que serve para toda vida.

3 comentários:

  1. Realmente o teatro é um espaço de formação ultrapassando as fronteiras de ser apenas desenvlvimento pessoal, atingindo um nível muito mais abrangente onde crescemos realmente em vários aspectos:Achei muito interessante o texto e colocaria apenas mais uma palavra ALEGRIA pois é o que sinto em fazer parte do teatro do ISTA.

    EMILIA LUCIANA

    ResponderExcluir
  2. Parabens Edvaldo pela iniciativa de tornar mais conhecido o que se gosta e acredita, como você fez com o teatro. Eu também acredito que o teatro no meio academico, além de ser um espaço onde se desenvolve melhor a expressão e a comunicação, também possibilita um relacionamento de partilha, crecimento e superação no grupo e na academia.

    José Rogério

    ResponderExcluir
  3. Ao ler este texo, onde Ir.Edvaldo faz um apanhado geral do teatro, percebo que o teatro é comunhão,e não uma ação individual que somente uma pessoa faz com que o momento teatral aconteça. E sim, várias pessoas conectadas para melhor transmitir a mensagem. Isto é, acima de tudo, valorização do ser humano, é vida comunicando o valor do proprio viver.Parabeniso o Ir. Edvaldo pela iniciativa e dsponibilidade de conscientizar as pessoas para importância da cultura na sociedade.

    Ass. Mirandir Santos conta

    ResponderExcluir