segunda-feira, 8 de junho de 2009

O profeta na sociedade

Como ponto de partida, pretendo apresentar a definição de profeta, sua missão e como é chamado a atuar na sociedade.

O dicionário Aurélio diz: “Profeta é uma pessoa capaz de prever o futuro”. Será essa a visão que a bíblia nos apresenta? Certamente não é só isso. A visão do Antigo Testamento apresenta pelo menos três termos em hebraico que traduzem a palavra profeta. São eles:

NABHI: Tem o sentido de “declarar, anunciar, falar por, representar”. O profeta era “porta-voz especial de Deus”.
RÕEH: Tem o sentido de “vidente, aquele que vê”. O profeta podia penetrar no futuro e revelá-lo.
HÔZEH: Tem o mesmo sentido de “alguém que vê”.

No Novo Testamento o profeta é aquele que fala aos homens para edificar, exortar, consolar (1Cor 14.3,29-32; Ef 4.11-13). Também no Novo Testamento Jesus é a personificação maior de todos os profetas, o que não exclui sua divindade. Com isso quero dizer que é nele que a revelação se completa e por ele que Deus se revela ao mundo.
Enfim, pode-se dizer que profeta é aquele que fala em nome de Deus. Para falar em nome de Deus o profeta alimenta em seu interior a relação íntima com este mesmo Deus que ele anuncia aos homens.

O profeta é aquele que discerne à luz do Espírito, deixando-se purificar por este mesmo Espírito que o move em direção ao outro. E hoje, o que vem a ser profeta em nossa sociedade? Profeta é aquele que experimenta a presença de Deus no meio do povo e a ela se rende (Is 52,6; 58, 9; 65,1). Está junto as necessidade e atento às realidades presentes.

O profeta é aquele que conduz o povo na sociedade já cansada da opressão e que clama como o povo clamou no deserto: “Que havemos de beber?” (Ex 15,24). O profeta denuncia as injustiças; ele ajuda as pessoas a enxergarem o sistema que marginaliza e oprime suas vidas. Através do profeta a comunidade visualiza o pobre, enxerga-o não como uma simples pessoa que necessita apenas de bens materiais, mas do respeito, da solidariedade e da dignidade humana. É aqui que aparece a importância da ação do profeta. Ele não só denuncia os erros, nem só estimula o povo para a solidariedade, mas também anuncia a certeza central da fé: Deus está em nosso meio! Ele ouve nosso grito! Desse modo o profeta contribui para que apareça no povo uma consciência de que não precisa unicamente de um sistema, mas da força que traz em seu interior e que precisa ser despertada.

Portanto é preciso ir em frente, avançar. A sociedade faz parte de nossa vida e como tal é preciso que cada um de nós assuma o papel de profetas de um novo, despertando nas pessoas a presença de Deus que está constituindo-as povo escolhido por Ele.

2 comentários:

  1. A desmistificação de conceitos arcaicos é fundamental para a crença religiosa na atualidade. Feliz da Emília, quando traz da Bíblia os conceitos de profeta. Já o Dicionário Aurélio afirma que o profeta é aquele capaz de prever o futuro. Na cultura pernambucana, da qual sou oriundo, aprendi da minha mãe, que nasceu e cresceu no interior do estado, que uma pessoa que prevê o futuro chama-se: "Adivinho". Soa estranho o termo, mas tem o seu grau de crença popular e de simplicidade.
    Acredito, assim como diz a Emília, que o profeta é aquele que está ao lado das pessoas, que anuncia a Boa Nova do Reino de Deus e que denuncia as injustiças sociais. Profetas são as pessoas que, através da música, das artes cênicas, das pinturas, da dedicação integral aos mais pobres, colocam os próprios dons à disposição da sociedade, em vista do um mundo mais justo.
    No último parágrafo, provoca-nos a autora a olharmos com mais criticidade para o mundo e fazermos valer o dom da vida dado a nós dado por Deus.
    Gostei muito do texto e acredito veementemente nas palavras da Emília.
    Ass. Rogério de Medeiros Silva

    ResponderExcluir
  2. Emília, Parabéns!
    Discussar sobre profecia em nossos dias é urgente e desafiador.
    De fato, como testemunhos da Ressurreição, somos convocados a anunciar o Reino que já se instaura aqui e denunciar também hoje, as injustiças sofridas pelo povo sedento de amor e de paz.
    Abraços de sua irmã,
    Valéria, Sch.P

    ResponderExcluir