terça-feira, 9 de junho de 2009

Guiné-Bissau, um lugar onde se ouve a voz de Deus

Guiné-Bissau fica situada na costa ocidental da África, no norte faz fronteira com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacry, e a sul e oeste com o oceano Atlântico. O país é constituído por uma parte continental e 88 ilhas e ilhéus dos arquipélagos dos Bijagós, separado do continente pelos canais do rio Geba, Bolama, e Canhabaque. A população é de 1.472.446 habitantes, e superfície é de 36.125km2; sendo 1.500km2 os arquipélagos dos Bijagós.

Os franciscanos foram os primeiros missionários que chegaram na Guiné-Bissau no norte, na região de Cacheu, onde construíram a primeira igreja chamada Nossa Senhora de Natividade.

No momento da independência, em 1973, havia apenas um Seminário Menor Diocesano. Agora as congregações tanto masculinas como femininas estão fazendo trabalhos vocacionais. Atualmente existem dois Seminários menores (Diocesano e Franciscano) e um Seminário Maior em Bissau. Os seminaristas de Filosofia e Teologia, tanto diocesanos como franciscanos, que antes eram obrigados a ir respectivamente para o Senegal, Costa do Marfim e Togo, têm agora a possibilidade de uma formação filosófico-teológica dentro do país nativo.

Em 13 de outubro de 2001, foi finalmente possível inaugurar oficialmente o Seminário Maior de Bissau, um sonho do Bispo D. Settimio Ferrazzetta, que infelizmente não conseguiu ver realizado durante a sua vida, mas para cuja concretização tanto trabalhou. O Seminário abriu apenas com o 1º Ano do Curso propedêutico, tendo por Reitor o Padre Domingos Cá. Esse primeiro Curso foi freqüentado por 14 seminaristas, sendo 9 diocesanos, dois josefinos, dois do Preciosismo Sangue e um franciscano.

Em 1977 não havia nenhum sacerdote nativo da Guiné-Bissau, hoje há um bispo e 33 padres nativos, bem como dois religiosos não-clérigos. O mesmo se diga em relação às religiosas nativas, que atualmente são 32 e 2 leigas consagradas.

Para as congregações femininas, houve grande crescimento após a abertura da Casa de Formação Diocesana em Bissau em 1981. Atualmente existem sete casas de formação e duas casas de acolhidas, que são: Casa de Formação Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Clarissas Franciscanas Missionárias do SS. Sacramento, Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, Irmãs de Santa Mariana de Jesus - Marianitas, Adoradoras do Sangue de Cristo, e as casas de acolhidas das jovens candidatas de vida religiosa são das Filhas de Maria Religiosa das Escolas Pias e Missionárias da Imaculada. Atualmente existem 6 congregações masculinas e 18 femininas .

Contudo, é gratificante ver e reconhecer em Guiné-Bissau a sua caminhada vocacional e o seu progresso histórico. Desde a chegada dos primeiros missionários até os dias atuais, percebe-se que os guineenses souberam acolher o chamado que Deus lhes faz, para também eles serem agentes atuantes em sua terra, anunciando o Reino de Deus a tantas pessoas que anseiam por dignidade, justiça e paz.

4 comentários:

  1. Muito bacana conhecer um pouco da caminhada "religiosa" de Guiné. Mas senti falta de conhecer um pouco da cultura e das tradiçoes, inclusive religiosas, que também são espaços para ouvirmos a voz de Deus.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Texto interessante e muito explicativo. Ajudou-me a conhecer um pouco sobre Guiné Bissal.É interessante perceber a caminhada da Igreja e da Vida Religiosa nesse país e como é significativa, hoje, a presença de nativos dentro desses espaços, já que antes a grande porcentagem era de estrangeiros.
    No decorrer do seu texto senti falta de ver algo ligado ao título proposto: “um lugar onde se ouve a voz de Deus”. Só na conclusão que mencionou a presença e ação de Deus na vida daquele povo e em sua história. Parece-me que o texto não respondeu àquilo que se propôs inicialmente.
    Uma sugestão é busque explorar mais a realidade do país. Por exemplo, falar do povo Guiné, sua religiosidade, as conquistas do país, os desafios que enfrenta e mostrar como a voz de Deus é revelada a partir de todas essas situações.
    Parabéns pelo desejo de mostrar as belezas de seu país, um verdadeiro lugar onde se ouve a voz de Deus. Talvez aí esteja algo interessante de se ressaltar com mais ênfase.

    Maicon Donizete

    ResponderExcluir
  3. Adalgis...
    Gostei muito do texto!!!
    Retrata muito bem a história e a caminhada do seu povo.
    Senti falta de conexão entre o conteúdo e o título. Porém, resgato seu minucioso trabalho, ao trazer datas e nomes...
    Parabéns!!!

    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Adalgisa, Parabéns!
    O seu texto nos proporciona um conhecimento sobre a Guiné-Bissau, no aspecto vocacional.
    Talvez, complementaria escrever um pouco mais sobre a atual situação vocacional, não somente em termos numéricos, como citado; mas sobretudo no testemunho e atuação de seus vocacionados. Com certeza, você tem muito para compartilhar.
    Abraços de sua irmã,
    Valéria, Sch.P

    ResponderExcluir